Handler é o profissional cinófilo que cuida do condicionamento e da apresentação de cães em exposições caninas de conformação e beleza. Basicamente é o condutor do cão em uma pista de exposição e, muitas vezes, o profissional que treina e cuida do cão por semanas ou meses antes da exposição. É ele quem avalia as melhorias que podem ser feitas no cão para que possa ganhar mais pontos nas apresentações. Por passar mais tempo com os “competidores”, esse profissional também se responsabiliza pela preparação física e psicológica do animal.
A preparação do cão se dá no dia-a-dia com uma ração adequada e higienização frequente dos dentes, ouvidos, unhas e pelagem. Os cães campeões passam, também, por treinamento físico diário. Os exercícios mais comuns são a natação e a musculação, incluindo alguns minutos na esteira e passeios com bicicleta.
Um bom handler, acima de tudo, gosta de cães. É o principal parceiro do criador no momento de garantir a perfeição do plantel. Nas exposições, esse profissional atua valorizando as qualidades do cão no momento da apresentação, podendo fazer, também, homologação de títulos, inscrições etc. Na foto, Danger da Casa D’Angelo (Tank) na exposição de Goiânia/GO, sendo apresentado por sua handler.
Para conhecer mais a respeito do trabalho desses profissionais, assista a uma exposição de cães, observe como é uma apresentação e procure visitar os boxes de preparação e a pré-pista, caso seja autorizado. Caso queira levar seu cão a uma exposição, contratar um handler não é obrigatório (você mesmo pode apresentar seu cão), mas é recomendado caso você queira. Existem muitas formas, preços e contratos com handlers, de acordo com o tipo e duração dos serviços prestados. Peça referências no Kennel Clube mais próximo de você (acesse aqui a lista de clubes de todo o Brasil – nova janela).